Um guia para hidratar a sua pele do jeito certo
A pele é o maior órgão do corpo humano, tão importante como o coração, pulmão ou fígado, sendo essencial para nossa saúde e proteção.
Essa defesa depende da hidratação cutânea, pois a água é o elemento fundamental para o funcionamento das células. A água está dentro da pele e manter a hidratação significa não deixar essa água evaporar.
Existem dois tipos de hidratantes conforme o mecanismo de manutenção da água, quais sejam, oclusivos e umectantes.
O primeiro funciona como uma barreira que evita a evaporação da água, ex. vaselina, petrolato e alguns óleos.
O hidratante umectante é aquele cuja formulação tem moléculas que retém a água dentro da pele, ex. ácido hialurônico, uréia, sorbitol, glicerina, aquaporina entre outros.
A pele precisa ser hidratada pelo menos uma vez ao dia. O filtro solar pode ser associado a hidratante para otimizar os cuidados com a pele.
A limpeza da pele pode ser mais suave em peles maduras e ressecadas. Hoje existem produtos de limpeza que preservam a hidratação cutânea.
O hidratante pode ser usado pela manhã, associada ao filtro solar ou à noite, incorporado nas formulações antienvelhecimento.
Hidratar a pele significa manter a capacidade de proteção da barreira cutânea e portanto manter a saúde da pele.
Dos cuidados básicos da pele, que são limpeza, hidratação e fotoproteção, a hidratação é a mais relevante pois mantém a capacidade de funcionamento das células de todas as camadas da pele.
Cuide de sua pele
fonte: revista claudia